sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Lonmin, a exploração e o modo pouco inocente como as notícias são transmitidas...

Confrontos entre a polícia e grevistas de uma mina de platina na África do Sul conduziram à morte de 40 pessoas. A luta entre polícias armados de metralhadoras e grevistas armados com paus e catanas levou à morte de 30 grevistas apenas no dia de ontem. Das outras 10 vítimas mortais, dois foram polícias.

(imagem retirada daqui)

Vejamos quais são as causas dos confrontos. Segundo a BBC, prestigiada empresa noticiosa e de grande visibilidade internacional:

"The Lonmin-owned platinum mine has been at the centre of a violent pay dispute, exacerbated by tensions between two rival trade unions."

Portanto, ficamos a saber que a causa dos confrontos é uma rivalidade entre sindicatos. É esta a versão que passou, certamente via grandes agências noticiosas como a Reuters, para os media portugueses, que dão a mesma explicação. Mas será?...

Podem ler a notícia da BBC aqui. Verão como durante toda a notícia se fala dos sindicatos e da polícia, da polícia e dos sindicatos, que é a ideia que fica na cabeça das pessoas, e só aqui e ali são-nos dadas algumas pistas sobre o que se passará de facto.

Segundo a versão da polícia, que foi enviada para acabar com a manifestação (acabar com a manifestação?... porquê?... por quem?... como?...), foi uma actuação em auto-defesa. É claro que quando existe um grupo de pessoas a manifestar-se numa colina e a polícia vai lá para acabar com aquilo, está a agir em auto-defesa. Porque a coitada da polícia nem tem para onde fugir!... Enfim... Segundo um deles:

"What should police do in such situations when clearly what they are faced with are armed and hardcore criminals who murder police?"

Cá está. Eu explico melhor.

Os trabalhadores da empresa Lonmin passavam os dias calmamente a trabalhar. Mas, como são assassinos, isso não os satisfazia. Resolveram então armar um estardalhaço para ver se conseguiam satisfazer os seus instintos assassinos. Para isso dividiram-se em duas facções, fizeram greve, foram buscar armamento pesado e começaram e ameaçar toda a gente à sua volta. Quando veio a polícia os trabalhadores-assassinos correram para os matar.

Será mesmo?...

Porque é que as pessoas fazem greve?... Porque é que estes trabalhadores fizeram greve?... Porque é que nas notícias isso não é dito a não ser muitíssimo de raspão?...

Um passo mais adiante. Vemos que a única menção da BBC à verdadeira causa da greve é o protesto pelo aumento dos salários. É dito que os trabalhadores reclamam por um salário de mais de 1000 USD (dólares dos EUA).

A empresa Lonmin é uma empresa mineira criada no início do século XX e sediada em Londres. Claramente é uma, de tantas outras, que pertencem a ricos de países ricos e que existem para sugar os materiais dos pobres dos países pobres. Os portugueses também foram bons nisso durante uns tempos...

Os salários dos directores ou executivos ou presidentes ou seja lá o nome que têm ascenderam a mais de 100 mil euros por mês. Os salários dos trabalhadores que esburacam a rocha e arriscam a vida são de 390 euros mensais.

A empresa emitiu um comunicado onde se lê que o presidente da empresa afirmou:

"We are treating the developments around police operations this afternoon with the utmost seriousness. The South African Police Service (SAPS) have been in charge of public order and safety on the ground since the violence between competing labour factions erupted over the weekend, claiming the lives of eight of our employees and two police officers. It goes without saying that we deeply regret the further loss of life in what is clearly a public order rather than labour relations associated matter."

Lá está a versão da BBC sobre os trabalhadores-assassinos e da polícia às ordens de Deus!...

Ao longo da história, os confrontos entre os trabalhadores que estão mal e querem lutar contra isso e os trabalhadores que estão mal mas querem chupar cus sempre aconteceram. Lá em cima, do escritório do presidente, é divertido ver como cá em baixo os pobrezinhos lutam entre si... Dividir para reinar, já tem barbas.

Entretanto nós consumimos notícias destas e produtos com platina impávidos e serenos... pagando e rindo. É o mundo a andar à roda.

Aconselho vivamente a leitura destas duas páginas a quem quiser compreender melhor isto e o mundo em que vivemos:

Sem comentários:

Enviar um comentário